Site responsivo: o que é e por que aderir?

Um site responsivo é aquele que é projetado para ser adaptado a qualquer tipo de resolução (de tela), sem distorções. Um design responsivo identifica a largura do dispositivo e determina quanto de espaço está disponível e como a página será mostrada para aproveitá-lo da melhor forma. Essa função também ajusta as dimensões de todos os elementos, como imagens e fontes, para que não fiquem desproporcionais.

Em resumo, o site responsivo se ajusta perfeitamente a qualquer resolução de forma harmônica. O usuário tem a mesma experiência de leitura independente do dispositivo que usa. Veja algumas vantagens do design de site responsivo:

  • Melhora a experiência do usuário:
    Como já falado, o site responsivo melhora a experiência do usuário já que mostra a página da melhor forma em qualquer dispositivo. Há 61% de chances do usuário desistir se acessar sua página e não encontrar o que procura, segundo o Google Think Insights. Se tem experiência positiva, a chance de converter são de 67%
  •  Acesso via mobile está crescendo – e continuará:
    Se mais pessoas acessam via mobile, tornando seu site responsivo você estará mais acessível a mais pessoas. De acordo om o relatório Digital, Social e Mobile 2015, houve aumento de 109% de visualizações via dispositivos móveis. Em contrapartida, houve queda nas visualizações via desktop.
  • SEO + Mobilegeddon:
    O Google favorece websites responsivos, o que aumenta o tráfego orgânico naturalmente. Portanto, o site responsivo colabora para seu site aparecer mais nos resultados de busca.
    A URL continua a mesma em todos os dispositivos, o que também colabora para ranking e o reconhecimento do seu site para os robôs de busca.
  • Aumentar a velocidade da página:
    Um site responsivo é mais leve e otimizado para mobile, por isso é carregado mais rapidamente.
  • Diminuir a taxa de rejeição:
    O site responsivo reduz a quantidade de usuários que “desistem”, saindo do seu site sem interação alguma. Isso também ocorre devido à experiência do usuário – como no item 1.
  • Aumentar as vendas:
    Ter um aplicativo ou um site responsivo para um e-commerce, por exemplo, é uma maneira de aumentar as suas vendas. Conforme o relatório Digital, Social e Mobile 2015, 15% dos brasileiros que utilizam a internet em dispositivos móveis fizeram uma compra nos últimos 30 dias.
  • Aumentar a taxa de conversão:
    Se você utiliza as redes sociais para promover seus materiais, as páginas devem ser responsivas, já que o usuário pode navegar nas redes pelo smartphone. Quando ele visualizar seu link no feed de notícias, se a página for desalinhada, é muito maior a chance de ele desistir.
  • Mais compartilhamentos nas mídias sociais:
    As chances de suas páginas serem compartilhadas em redes sociais por usuários de smartphones são muito maiores se eles tiverem uma experiência agradável de navegação.

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Fonte: Resultados Digitais

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