Entenda o fim da contagem de likes no Instagram

No mês de abril, o Instagram anunciou que vai começar a testar a ocultação de likes no feed, começando pelo Canadá. A justificativa é e que com o fim da contagem de likes do Instagram “os seguidores se concentrem nas fotos e nos vídeos que você compartilha, e não em quantos likes eles possuem”, segundo um porta-voz da rede social durante conferência de desenvolvedores do Facebook.

Nos últimos anos, os likes se tornaram uma métrica de popularidade. Viver em função destes likes faz muito mal à saúde. Um estudo da Royal Society for Public Health, no Reino Unido, concluiu que o Instagram é o pior aplicativo de mídia social para a saúde mental dos jovens. Neste estudo, chamado Status of Mind foram entrevistados quase 1.500 jovens, de idades entre 14 e 24 anos. Foram avaliados fatores como ansiedade, depressão, auto identidade e imagem corporal, com o intuito de entender qual o impacto das plataformas de mídia social para a saúde e bem-estar.

O Instagram ficou em primeiro lugar em termos de impacto negativo. Especialmente entre o público de mulheres jovens. Sintomas de depressão e ansiedade foram despertados com a comparação às beldades do Instagram, com filtros e muitos likes.

Como resultado, o fim da contagem de likes do Instagram acabaria com esta comparação negativa. A rede social também divulgou novas medidas para a luta contra o bullying, demonstrando seu empenho para reverter a imagem negativa. Por isso, é muito provável que deixe de ser somente um teste e se torne realidade.

Com isso, os pequenos influenciadores podem acabar sendo beneficiados. As marcas interessadas em aparecer em seus perfis podem ficar mais interessadas pelo público atingido e pelo conteúdo oferecido. Mas, o contrário também pode acontecer.

Atrair um público fiel e fidelizar clientes é a essência da utilização das redes sociais. Como as elas tecnologias fazem parte do nosso cotidiano, o impacto gerado deve sim ser analisado e reduzido. A novidade e o fim da contagem de likes do Instagram é muito importante pois coloca o usuário no centro do tema e isto é o mais importante!

Seja como for, vamos produzir conteúdo de qualidade?!

Fale com a AGM Comunicação!

 

Deixe um Comentário